Objetivo Geral
Possibilitar
ao aluno uma experiência sensível com o mundo e com a vida através do
conhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais pelas diversas
formas de expressão de linguagens artísticas estimulando o pensamento crítico e
reflexivo;
Proporcionar
uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de
expressão artística possibilitem a formação dos jovens;
Conhecer e
adquirir hábitos e procedimentos específicos
para desenvolver aptidão artística do educando. Expressar-se e comunicar-se
através das artes visuais. Estimular a sensibilidade artística dos alunos através
da arte. Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando
com diversas culturas.
Justificativa
. Conhecer e fazer com que o aluno aproprie-se de
saberes culturais e renascentistas inseridos nas práticas de produção e
apreciação artísticas, fundamentais para a formação e desempenho social do
cidadão. É importante um resultado que possa ser lido; visto; sentido;
entendido; criticado; levando a um novo entendimento da realidade e a novas
assimilações. Este planejamento prevê abordar o fazer artístico regional, a
busca pelo conhecimento das histórias mesmo que de maneira superficial, visto o
leque enorme de opções e linguagens.
Metodologia
Basear
a arte como fato histórico, analisando os elementos da linguagem visual das obras
barrocas. Contemplando atividades, expressando-se nas linguagens artísticas em
atitude de busca pessoal e/ou coletivas, estimulando a percepção, a imaginação,
a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e
fruir produções de textos teatrais, tais como linguagens visuais ou corporais.
Competências e Habilidades
· Reconhecer as
diversidades culturais e históricas ampliando capacidade de análise;
· Compreender
as relações entre a arte e as múltiplas culturas;
· Conhecer e
analisar os principais artistas do período barroco;
· Valorizar as
produções artísticas a partir de suas ideias, sentimentos e percepções.
Recursos:
·
Cartolina, tinta
guache, cola, lápis de cor, pincéis, gravuras, aparelho de som, aparelho de DVD.
Serie: 5ª / 6ª Turmas:
A,B
Turno: Vespertino
Conteúdos:
·
O Barroco
·
Mosaico
·
O fazer artístico regional
Serie: 6º
anos Turmas: A,B e C
Turno: Vespertino
Conteúdos:
·
Diferentes Linguagens: visual, corporal ;
·
Símbolos, signos e ícone
·
O texto teatral;
Serie: 5ª / 6ª Aceleração Turmas: Única
Turno: Noturno
Conteúdos:
·
O Barroco
·
Mosaico
·
O fazer artístico regional
Serie:
7ª / 8ª Turmas:
A e B
Turno: Noturno
Conteúdos:
·
Arte Africana
·
Arte no Egito
·
A arte no renascimento
·
História da Arte: a invenção da escrita
·
Arte e literatura
·
Fazer artístico regional
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação.
Brasília: MEC/SEF, 1997.
http://www.abennacional.org.br/centrodememo
Nenhum comentário:
Postar um comentário