trafficmonsoon

domingo, 8 de novembro de 2015

EDUCAÇÃO COMO AGENTE DE SOCIALIZAÇÃO - A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL




A vivência com a sociedade constantemente nos transforma em seres humanos. O convívio social nos obriga a ter certos comportamentos e pensamentos que fazem com que sejamos percebidos como seres humanos. Sendo assim a ideia de ser “humano” não é meramente biológica e sim cultural.
O desenvolvimento social do individuo vai sendo adquirido devido as experiências no seu convívio social, ou seja, no meio que vive. A criança tem a sua primeira experiência convivendo com os seus familiares esse contato é muito importante e significativo para a sua formação aprendendo os principais valores. Mas vale ressaltar que ao entrar para a escola a mesma aprende a se socializar, ou seja, viver em diferentes grupos desenvolvendo várias habilidades se tornando cidadão capaz de ser criativos, inventivos, descobridores, mentes críticas, obtendo conhecimento em vários assuntos como cientifico, técnico, humano, social entre outros.

No processo de socialização pode-se afirmar que um educa o outro a como se comportar, pois nenhuma sociedade poderá sobreviver muito tempo se os membros mais novos não fossem socializados, por que para ocupar certas posições as pessoas devem adquirir certos conhecimentos. Sendo assim as expressões socialização e educação tem o mesmo significados, por que uma sempre vai está ligada a outra, pois todo processo educativo é um ato de socialização. A educação é como um grande agente de socialização que acaba por unificar os indivíduos, desenvolvendo capacidades humana visando a integração social,  ressaltando que a sociedade está em constante transformação, por isso o individuo sempre deve está buscando informações para obter conhecimentos em relação as essas transformações que estamos vivendo no nosso dia-a-dia para está acontecendo na sociedade e conseguir passar de forma clara as gerações que ainda não estão preparadas para a vida social, com o objetivo de suscitar e desenvolver na criança, certo números de estados físicos intelectuais e morais reclamados pela sociedade politica no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário